1.º Ciclo do Ensino Básico

A disponibilizar em breve.

Horário (Componente Letiva e Não Letiva)

Método de Iniciação à Leitura e à Escrita

Baseado num conjunto de tarefas para o desenvolvimento da consciência silábica preexistente no aluno, o Método das 28 Palavras permite, ainda antes do final do 1.º Período, a aquisição e o avolumar da capacidade de leitura e de escrita, bem como da compreensão de textos.

Método das 28 Palavras

Abordagem CPA

O ensino da Matemática realiza-se através da chamada Abordagem CPA (Concreto-Pictórico-Abstrato). Por outras palavras, nas aulas usam-se objetos, fotografias e símbolos para exemplificar problemas. Materiais estruturados, como blocos de diferentes cores, representam todos os tipos de ideias matemáticas, como frações, por exemplo. É comum incorporar-se desenhos e diagramas às aulas, por se tratar de uma abordagem muito visual e auditiva.

Abordagem CPA

Plano de Trabalho de Turma

O Plano de Trabalho de Turma é um documento de elaboração obrigatória, concebido, aprovado e avaliado pelos elementos que compõem o conselho de turma, no qual se definem as estratégias de concretização e desenvolvimento das orientações curriculares e do próprio Projeto Educativo do colégio, atendendo às características e necessidades dos alunos.

De modo a assegurar uma linha de atuação comum ao nível da operacionalização do PTT, no início de cada ano letivo, o Conselho Pedagógico, na pessoa do Diretor Pedagógico da valência, apresenta a estrutura que constitui a base obrigatória para elaboração do mesmo.

Planos de Trabalho de Turma (por ano de escolaridade) - Ano Letivo 2018/2019

Avaliação Interna

A disponibilizar em breve./Critérios de Avaliação.

Avaliação Externa

Manuais Escolares

A lista de Manuais Escolares, em anexo, encontra-se organizada por ano de escolaridade e área curricular, conforme informação do Conselho Pedagógico.

Lista de Manuais Escolares Adotados (1.º Ano) - Ano Letivo 2019/2020

Lista de Manuais Escolares Adotados (2.º Ano) - Ano Letivo 2019/2020