Atividades Extracurriculares

 

Um Complemento ao Processo de Ensino-Aprendizagem

As atividades extracurriculares desenvolvem-se em articulação com outros profissionais e instituições, geralmente após os tempos letivos, e são de frequência facultativa.

 

No início de cada ano letivo, é apresentada uma lista de propostas, operando apenas aquelas que reúnam um número mínimo de crianças/alunos que justifiquem o seu funcionamento.

 

No ano letivo 2019/2020, fazem parte do leque de alternativas as seguintes atividades:

 

ALOHA Mental Arithmetic

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

O ALOHA Mental Arithmetic é um programa de desenvolvimento mental destinado a crianças entre os 5 e os 13 anos de idade. Visa, entre outros objetivos, o desenvolvimento da inteligência das crianças através de um programa educativo baseado em três ferramentas-chave: o cálculo com ábaco soroban, a aritmética mental e os jogos didáticos. Um dos aspetos mais importantes do projeto é o seu carácter lúdico e interativo, no qual as crianças aprendem enquanto se divertem, graças a uma metodologia didática na qual o jogo tem um papel muito importante.

 

Material Específico:

A inscrição na atividade implica a aquisição de um kit individual, válido para 5 níveis, composto por: mochila, ábaco, livro de aula, livro de exercícios, livro de testes de velocidade, lápis e t-shirt, que, caso necessário, será reposto.

 

Dança

Creche e Pré-escolar

Esta atividade tem como principal finalidade desenvolver uma relação harmoniosa entre as componentes rítmicas, culturais, expressivas e psicomotoras da criança ao nível da dança.

 

Ioga

Creche

Sabe-se hoje que a prática de ioga e meditação oferece inúmeros benefícios à saúde física e mental, sendo que as suas mais-valias não se fazem sentir apenas na idade adulta. Também na infância ajuda, por exemplo, a potenciar o rendimento escolar ou a autoestima.

 

Numa sociedade em que as crianças estão constantemente pressionadas por um estilo de vida agitado e ocupadas com a televisão, a internet e todo o tipo de brinquedos, torna-se mais difícil usufruir de paz e bem-estar interior.

 

Assim, não espanta que o ioga reúna cada vez mais consenso como meio de preparação dos mais pequenos para assimilar informação e os ajudar a ver o mundo de forma mais alegre e divertida.

 

Karaté

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

O karaté é uma arte marcial que tem como objetivo o aperfeiçoamento do carácter do praticante, através de uma prática de defesa pessoal que, a par de um treino esforçado, promove a humildade, a sinceridade e o respeito pelo seu semelhante com o cultivo do autocontrolo.

 
Música

Creche e Pré-escolar

Através da voz e dos conhecimentos musicais, que emergem do ritmo e dos sons, as crianças desenvolvem a escuta ativa de forma lúdica, construindo simultaneamente um reportório de alegres e divertidas canções.

 

Programação e Robótica

1.º Ciclo do Ensino Básico

Os vários tipos de linguagem de programação estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.

 

Através de uma abordagem lúdica e pedagógica, pretende-se com esta atividade despertar nos alunos o interesse pela robótica.

 

Material Específico:

A inscrição na atividade incluiu a disponibilização de um kit individual composto por diversas peças, motores e sensores controlados por um tablet, promovendo a articulação com as áreas curriculares e/ou transversais; prevê, ainda, a participação dos alunos em competições nacionais e internacionais, sob orientação dos formadores do Multi Code).

 

Teatro

Pré-escolar

O teatro é capaz de estimular a criatividade, a espontaneidade e a motivação. Nesta atividade as crianças têm a oportunidade de desenvolver competências tão díspares como a representação, a entoação, a expressão artística e corporal, bem como o trabalho de equipa. 

 

Xadrez

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

O xadrez desenvolve o raciocínio-lógico, ativa a concentração, facilita a tomada de decisões e estimula a memória. As crianças que jogam xadrez trabalham a paciência e a capacidade de planeamento, ao mesmo tempo que aumentam os seus índices de autoconfiança e adquirem um maior respeito pelo adversário. 

 

Atividades Provisoriamente Suspensas

 

Capoeira

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

A capoeira é uma arte marcial que combina elementos de dança com “luta”, ao som de instrumentos e cânticos, seguindo um ritual específico, durante o qual se desenrola um “jogo”. Constitui uma forma de expressão e liberdade, exigindo grande preparação física e habilidade motora.

 

Culinária

Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico

Pensada e preparada para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos, esta atividade pretende apresentar alternativas saudáveis de alimentação que promovam a saúde, a nutrição e o bem-estar dos mais novos.

 

Regulamento

Sem prejuízo do disposto no Artigo 8, Ponto 2, do Regulamento Interno, informa-se que as atividades extracurriculares obecedem às seguintes normas:

 

  • A frequência das atividades extracurriculares é assumida por ano letivo (outubro-junho);

  • Para cada atividade corresponde uma matrícula no valor de 30€;

  • A desistência das atividades implica o pagamento da totalidade das mensalidades do período em curso;

  • A viabilidade de cada atividade está dependente de um n.º mínimo de 10 inscrições;

  • Em caso de falta, não são restituídos os valores das aulas;

  • A Direção Administrativa reserva-se ao direito de proceder a ajustamentos no preçário, caso se verifiquem desistências ou as entidades prestadoras do serviço atualizem o valor das mensalidades.

  Atividades Extracurriculares - Ano Letivo 2019/2020