Identidade

Uma Escola Diferente

O Colégio Espinheira Rio, doravante designado por CER, é um estabelecimento de Ensino Particular, fundado a 4 de setembro de 1989, por iniciativa de Mª Celeste Espinheira Rio, licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação de Santa Maria, no Porto.

Está legalizado, pelo Ministério da Educação, para o Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da autorização definitiva de funcionamento n.º 15 da DREN, de 30 de setembro de 1999, e pela Direção Geral da Segurança Social, para a valência da Creche, através do alvará n.º 42, de 23 de novembro de 2015.

O CER assenta a sua intervenção pedagógica nas teorias sócio-construtivistas da Escola Nova, segundo as quais o desenvolvimento da criança resulta da interação social, ou seja, do contacto com outros indivíduos e com o meio.

Tendo como ponto de partida este princípio, podemos dizer que a nossa prática é largamente inspirada pelos seguintes modelos pedagógicos:

Creche                                    Pré-escolar                 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • Método Montessori [+];
  • HighScope [+];
  • Reggio Emilia [+].
  • Aprendizagem por Descoberta [+];
  • Método de Iniciação à Leitura e à Escrita (28 Palavras) [+];
  • Abordagem CPA [+].

• Pedagogia de Projeto [+];
  • Movimento da Escola Moderna (MEM) [+].

A partir desta simbiose, o CER pretende contribuir para o desenvolvimento da personalidade única de cada criança/aluno, valorizando um ideal de formação integral e um harmonioso desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e moral.

Com um ensino articulado e sequencial, que inspira à descoberta e aos melhores resultados, o CER orgulha‐se de todo um percurso que já o levou a importantes conquistas em momentos de Avaliação Externa, designadamente nas Provas de Aferição do 2.º ano, com médias substancialmente superiores à Área Metropolitana do Porto e ao país.

Mas tudo isto não seria possível sem o contributo de uma comunidade escolar empenhada e dedicada, por isso, continuaremos a alimentar esta parceria escola-família que nos é tão cara.

Após dois anos de licença sabática (2016-2018), retomou as funções de Diretora Administrativa do colégio, como representante da Entidade Titular, a Educ.ª Mª Celeste Espinheira Rio, que, entretanto, tinha sido substituída pela filha, a também educadora Renata Espinheira Rio. Embora, as referidas funções já não sejam acumuladas com o serviço de supervisão pedagógica.

Logótipo

O CER, no sentido de inovar e transmitir uma imagem mais moderna, efetuou, no ano letivo 2011/2012, uma atualização da sua identidade visual.

Hino

O Hino do colégio, cuja letra é da autoria do Prof. José Augusto Castro, Diretor Pedagógico do 1.º Ciclo do Ensino Básico, data de 2009. A música é resultado de uma adaptação do tema "Allegria" do Circo du Soleil e os arranjos da responsabilidade de Julieta Vilaça. Intitula-se "Acredita".

Ouvir o Hino │ Consultar a Letra

Organograma de Pessoal

O Organograma de Pessoal representa as relações hierárquicas dentro do colégio, a distribuição dos setores, os cargos e a comunicação entre eles.

Fazem parte dos Órgãos de Gestão e Administração do CER as seguintes entidades:

• Entidade Titular;

• Direção Administrativa;

• Gestão da Qualidade;

• Gestão de Recursos Humanos;

• Gestão de Aprovisionamento e Património;

• Conselho Pedagógico;

• Direções Técnicas e Pedagógicas.

As competências de cada uma das entidades referidas estão descritas em sede de Regulamento Interno, podendo aí ser consultadas.

Organograma de Pessoal