• A Ciência da Vida

    A Ciência da Vida

    Dando cumprimento ao disposto no Plano Anual de Atividades, os grupos dos 4 e 5 anos do Pré-escolar e do 1.º CEB realizam no próximo dia 18 de outubro, durante a manhã, uma visita de estudo à exposição "Corpo Humano - A Ciência da Vida", que se encontra patente no edifício da Alfândega do Porto. Entendida por muitos como uma aula completa de anatomia, a mostra é uma viagem emocionante pelo interior do corpo humano, tendo já passado por grandes capitais mundiais, o que atesta a qualidade do seu acervo e alcance pedagógico. O espólio integra mais de 100 órgãos, estruturas ósseas e 8 corpos humanos completos, perfeitamente preservados pelo método da plastinação.

  • Dia Mundial Anti-Bullying

    Dia Mundial Anti-Bullying

    A pedido do Ministério da Educação, o CER, através da valência do 1.º CEB, associa-se ao Dia Mundial Anti-Bullying, que este ano tem como tema “Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência”. Pretende-se com esta iniciativa desenvolver nos alunos as múltiplas literacias que necessitam mobilizar para um relacionamento saudável, prevenindo assim todas as formas de violência escolar que violam o direito fundamental à educação e às quais nenhum país se pode demitir, sob pena de colocar em causa o princípio de uma educação inclusiva. O intuito é agitar a consciência de todos para uma mudança efetiva de atitude face a este flagelo crescente.

  • Teatro de Marionetas

    Teatro de Marionetas

    A convite da Direção Pedagógica do Pré-Escolar, a companhia nacional Partículas Elementares, sedeada em Ovar, apresenta no próximo dia 25 de outubro, pelas 10h00, no Salão Polivalente, um dos seus mais renomados espetáculos de marionetas, intitulado “Eu quero a Lua!”. Um desejo impossível que serve de mote a uma história em que o amor é o ponto de partida para tudo e onde o querer ganha uma dimensão tão grande que a impossibilidade de algo acontecer torna-se uma falsa questão. Os encarregados de educação interessados em inscrever os seus educandos (3 anos) poderão fazê-lo, pessoalmente, nos serviços da secretaria, até ao dia 18 do corrente.

  • Educação Rodoviária

    Educação Rodoviária

    A 18.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública do Porto, através do Programa Escola Segura, na pessoa do agente Paulo Rebanda, realiza na próxima segunda-feira, dia 14 de outubro, entre as 09h00 e as 11h00, uma ação de sensibilização sobre o tema da “Educação Rodoviária”, destinada ao grupo dos 5 anos do Pré-escolar e às turmas do 1.º CEB. Pretende-se com esta atividade incentivar a adoção de comportamentos seguros e reveladores do respeito pelos concidadãos no quadro de uma cultura de segurança rodoviária, assim como desenvolver capacidades que visam a formação do mais novos, enquanto passageiros, peões e futuros condutores.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Aferição 2017, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P., no passado dia 4 de outubro. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos obtiveram um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

Eu Faço Como Diz o Falco

Eu Faço Como Diz o Falco

14 outubro 2019

A 18.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública do Porto, através do Programa Escola Segura, na pessoa do agente Paulo Rebanda, realizou esta segunda-feira, dia 14 de outubro, entre as 09h00 e as 11h00, uma ação de sensibilização sobre o tema da “Educação Rodoviária”, destinada ao grupo dos 5 anos do Pré-escolar e às turmas do 1.º CEB.

ALOHA Mental Arithmetic

ALOHA Mental Arithmetic

05 setembro 2019

No âmbito dos Encontros Iniciais do grupo de finalistas do Pré-escolar e das turmas do 1.º CEB, decorre, a partir da próxima semana, a apresentação do programa educativo ALOHA Mental Arithmetic, cujo objetivo passa por desenvolver o cálculo mental de crianças entre os 5 e os 13 anos de idade.

Abertura do Ano Escolar

Abertura do Ano Escolar

30 agosto 2019

No início de mais um ano escolar, queremos saudar toda a comunidade do CER e, de forma particular, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes as maiores realizações pessoais e académicas nesta nova etapa do seu percurso como cidadãos e discentes.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.

 

Testemunhos

 A nossa melhor publicidade!