• Carnaval

    Carnaval

    O Carnaval é, indubitavelmente, um acontecimento enraizado na identidade cultural e social do nosso país, constituindo, hoje, um dos maiores legados da presença portuguesa nas quatro partidas do mundo, nomeadamente no Brasil. Como não podia deixar de ser, o CER associa-se à festa com a organização de um desfile de máscaras, aberto às crianças e aos alunos de todas as valências, na manhã da próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, último dia de aulas antes da interrupção letiva do Carnaval. Terminado o desfile, todos serão convidados a dar um pezinho de dança no baile que se celebrará logo a seguir e que promete ser muito animado!

  • Visita de Estudo ao Planetário

    Visita de Estudo ao Planetário

    Procurando complementar os conteúdos trabalhados, no âmbito da área curricular de Estudo do Meio, em contexto de sala de aula, realiza-se no próximo dia 28 de fevereiro, sexta-feira, uma visita de estudo ao Planetário do Porto, destinada aos alunos do 3.º ano do 1.º CEB. Dividida em duas sessões de 45 minutos, a visita terá início com uma viagem virtual pelo cosmos, recorrendo à projeção de um filme imersivo do tipo documentário educativo, a que se seguirá uma apresentação, ao vivo, sobre o céu visto da Terra e de outros locais do Universo, realizada por um especialista em astronomia. Por fim, os alunos serão convidados a participar numa oficina para colocar em prática o que foi aprendido.

  • Viagem pelo Corpo Humano

    Viagem pelo Corpo Humano

    A Plano 6, produtora de conteúdos audiovisuais com mais de 15 anos de experiência, apresenta no próximo dia 5 de março, no Grande Auditório do EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira, o remake do seu musical infantil datado de 2012, “Viagem pelo Corpo Humano”, com guião de Ana Rangel e músicas de Dino Rodrigues e Telmo Lopes. Nesta grande aventura, os mais pequenos vão poder percorrer o organismo da Maria, conhecer os órgãos e todos os mistérios que o corpo humano esconde. Uma história cheia de emoções que ajuda os mais pequenos a perceber melhor o funcionamento do nosso corpo, e que lhes explica o que fazer para o manter saudável.

  • Formação Contínua

    Formação Contínua

    No âmbito do Plano de Formação referente ao presente ano letivo, o Conselho de Docentes do CER participa nos próximos dias 17 e 18 de abril, no 2.º Congresso Multidisciplinar “Escolha Educar”, uma iniciativa da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha, que terá lugar no ISCAP. Este ano, o evento propõe-se refletir sobre a “Educação como Fator de Inovação Social” e contará com a presença, entre outros oradores, da Dr.ª Helena Barbieri, Coordenadora do Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna, assim como da sócia fundadora da Associação Portuguesa Montesssori, Joana Cunha, ou seja, dois dos modelos pedagógicos bem caros ao colégio.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer, desde 2015, os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Avaliação Externa, vulgo Aferição, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos continuam a obter um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

Como se Proteger do Coronavírus?

Como se Proteger do Coronavírus?

05 fevereiro 2020

A Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) deu, esta quarta-feira, indicações para que os agrupamentos escolares e as escolas não agrupadas divulguem a toda a comunidade escolar informação sobre o Coronavírus e o plano de contingência interno da Direção-Geral da Saúde, como expresso no comunicado seguinte:

O Mundo às Avessas

O Mundo às Avessas

04 fevereiro 2020

E se, por um dia, decidisse fazer exatamente o oposto do que costuma fazer habitualmente? Sair da rotina, colocar-se no lugar do outro, quebrar a normalidade – virar o mundo do avesso é o mote do Dia ao Contrário.

Arrancou, Hoje, Uma Nova Edição do Projeto 5

Arrancou, Hoje, Uma Nova Edição do Projeto 5

20 janeiro 2020

De acordo com o previsto no Ofício Circular n.º 18 do Pré-escolar, teve início hoje, dia 20 de janeiro, a 7.ª edição do Projeto 5, um plano específico do CER com o objetivo de facilitar a transição das crianças deste nível de ensino para o 1.º CEB.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.

 

Testemunhos

 A nossa melhor publicidade!