• Ensino à Distância

    Ensino à Distância

    Por força do disposto no Decreto‐Lei n.º 10‐A/2020, de 13 de março, através do qual o Governo decretou a suspensão das atividades presenciais nas escolas, demos início à utilização de metodologias de ensino à distância a fim dar continuidade ao processo de aprendizagem dos nossos alunos. Para dar resposta a este grande desafio, o Conselho Pedagógico, em articulação com a Direção Administrativa, reorganizou as práticas do corpo docente, com a adoção de três aplicativos multiplataforma que têm permitido manter o contacto entre este último e as crianças, assim como consolidar as aprendizagens já adquiridas e desenvolver novas. Perto ou longe, a educação segue sendo um direito!

  • Formação Contínua

    Formação Contínua

    No âmbito do Plano de Formação referente ao presente ano letivo, o Conselho de Docentes do CER participa nos próximos dias 17 e 18 de abril, no 2.º Congresso Multidisciplinar “Escolha Educar”, uma iniciativa da Cooperativa de Solidariedade Social Múltipla Escolha, que terá lugar no ISCAP. Este ano, o evento propõe-se refletir sobre a “Educação como Fator de Inovação Social” e contará com a presença, entre outros oradores, da Dr.ª Helena Barbieri, Coordenadora do Núcleo Regional do Movimento da Escola Moderna, assim como da sócia fundadora da Associação Portuguesa Montesssori, Joana Cunha, ou seja, dois dos modelos pedagógicos bem caros ao colégio.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer, desde 2015, os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Avaliação Externa, vulgo Aferição, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos continuam a obter um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

Colaboradores Testam Negativo à COVID-2019

Colaboradores Testam Negativo à COVID-2019

16 maio 2020

Todo o corpo docente e não docente do CER destacado para a 1.ª fase de retoma das atividades presenciais testou negativo à COVID-2019, anunciou, este sábado, a Direção Administrativa do estabelecimento.

Desinfeção das Instalações Concluída

Desinfeção das Instalações Concluída

15 maio 2020

Embora sem registo de casos confirmados por COVID-2019, a Direção Administrativa do CER procedeu à desinfeção profissional das instalações do colégio, entre 12 e 14 de maio, através da IBERLIM – Sociedade Técnica de Limpezas S.A., certificada pela ISO 9001:2015, tendo em vista a reabertura agendada para a próxima segunda-feira, dia 18.

Entidade Titular Investe em Benfeitorias

Entidade Titular Investe em Benfeitorias

14 maio 2020

Numa altura em que os constrangimentos de ordem financeira limitam qualquer tipo de investimento das empresas, nomeadamente de carácter privado e sem qualquer apoio do Estado, a Entidade Titular do CER, numa atitude de coragem e empreendedorismo, resolveu injetar capitais próprios em obras de beneficiação no colégio, poupando o fundo de maneio da instituição.  

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.

 

Testemunhos

 A nossa melhor publicidade!