• Dia de Reis

    Dia de Reis

    Não é possível falar da doçaria típica da época natalícia sem aludir ao famoso Bolo-rei, presença praticamente obrigatória à mesa dos portugueses. Repleto de simbologia, este bolo representa os presentes oferecidos pelos três Reis Magos ao Menino Jesus aquando do seu nascimento. Associando-se, para o efeito, a côdea ao ouro, as frutas cristalizadas à mirra e o aroma ao incenso. Como vem sendo hábito, a Direção Administrativa do CER oferece na tarde do dia 6 de janeiro, segunda-feira, a partir das 16h30, uma fatia desta afamada iguaria a todos os elementos da comunidade escolar. Simultaneamente, as turmas do 1.º CEB percorrerão os vários espaços do colégio para cantar as “Janeiras”. Feliz Ano Novo!

  • A Ciência da Vida

    A Ciência da Vida

    Dando cumprimento ao disposto no Plano Anual de Atividades, os grupos dos 4 e 5 anos do Pré-escolar e do 1.º CEB realizam no próximo dia 18 de outubro, durante a manhã, uma visita de estudo à exposição "Corpo Humano - A Ciência da Vida", que se encontra patente no edifício da Alfândega do Porto. Entendida por muitos como uma aula completa de anatomia, a mostra é uma viagem emocionante pelo interior do corpo humano, tendo já passado por grandes capitais mundiais, o que atesta a qualidade do seu acervo e alcance pedagógico. O espólio integra mais de 100 órgãos, estruturas ósseas e 8 corpos humanos completos, perfeitamente preservados pelo método da plastinação.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Aferição 2017, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P., no passado dia 4 de outubro. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos obtiveram um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

Dá a Tua Energia pelo Planeta

Dá a Tua Energia pelo Planeta

17 janeiro 2020

Para cumprir a sua missão social, a Fundação GALP, complementarmente ao lançamento de outras iniciativas, promove nos estabelecimentos dos Ensinos Básico e Secundário, através do seu Movimento Educativo “Dá a Tua Energia pelo Planeta”, o desenvolvimento sustentável.

Ajudar Quem Mais Precisa

Ajudar Quem Mais Precisa

13 janeiro 2020

Apesar da aparente abundância da sociedade atual, a verdade é que somos quotidianamente confrontados com as mais diversas carências e, por isso, sensibilizados a responder aos inúmeros apelos dos mais desfavorecidos.

Pai Natal dos CTT Responde aos Alunos

Pai Natal dos CTT Responde aos Alunos

09 janeiro 2020

A exemplo de 200 mil crianças de todo o país, os alunos do CER aproveitaram a época mais festiva do ano para enviar uma carta ao Pai Natal dos CTT, atividade que decorreu no passado dia 2 de dezembro, no âmbito do Calendário do Advento.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.

 

Testemunhos

 A nossa melhor publicidade!