• Visita de Estudo ao Media Lab

    Visita de Estudo ao Media Lab

    Dando cumprimento ao disposto no Plano Anual de Atividades, as turmas do 1.º CEB realizam no próximo dia 28 de fevereiro, durante a manhã, uma visita de estudo ao Centro Educativo Media Lab do Jornal de Notícias. Dividida em duas sessões de 60 minutos, a iniciativa terá início com a visualização de um filme sobre a história deste diário centenário, fundado em 1888, no Porto, a qual se seguirá uma visita orientada à redação, local onde diariamente dezenas de jornalistas trabalham e reúnem para debater as notícias a publicar. Finalmente, com o apoio de monitores especializados, os alunos serão convidados a viver a experiência de criar a 1.ª página de um jornal.

  • Carnaval

    Carnaval

    O Carnaval é, indubitavelmente, um acontecimento enraizado na identidade cultural e social do nosso país, constituindo, hoje, um dos maiores legados da presença portuguesa nas quatro partidas do mundo, nomeadamente no Brasil. Como não podia deixar de ser, o CER associa-se à festa com a organização de um desfile de máscaras, aberto às crianças e aos alunos de todas as valências, na manhã da próxima sexta-feira, 1 de março, último dia de aulas antes da interrupção letiva do Carnaval. Terminado o desfile, todos serão convidados a dar um pezinho de dança no baile que se celebrará logo a seguir, e que promete ser muito animado!

  • Teatro para Bebés

    Teatro para Bebés

    A convite da Direção Técnica da Creche, a companhia artística ETCetera Teatro, sedeada em Vila Nova de Gaia, apresenta nos próximos dias 7 e 8 de março, pelas 10h00, no Salão Polivalente, dois dos seus mais renomados espetáculos para bebés, a saber: “A Quinta” e “Na Cozinha da Avó”. Saliente-se que ambos os espetáculos fazem parte de um projeto mais largado, intitulado “Algodão Doce”, através do qual a associação pretende aproximar o público dos artistas, proporcionado às crianças uma fantástica experiência sensorial e didática. Os encarregados de educação interessados em inscrever os seus educandos poderão fazê-lo, pessoalmente, na secretaria, até ao dia 19 de fevereiro.

  • À Conversa com Pais

    À Conversa com Pais

    A educação parental é um desafio. Na difícil tarefa de educar, muitas são as dúvidas e as preocupações que assaltam os pais nas questões educativas com que lidam diariamente. Com o objetivo de apoiar as famílias do colégio, o Conselho Pedagógico convoca todos os encarregados de educação interessados para uma ação de formação intitulada “À conversa com pais: como desenvolver no meu filho um raciocínio matemático facilitado?”, a realizar no próximo dia 14 de março, pelas 18h30, no Salão Multiusos Poente, sob orientação da Prof.ª Inês Cruz, licenciada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Aferição 2017, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P., no passado dia 4 de outubro. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos obtiveram um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Twitter e no Facebook. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

O Mundo às Avessas

O Mundo às Avessas

01 fevereiro 2019

E se, por um dia, decidisse fazer exatamente o oposto do que costuma fazer habitualmente? Sair da rotina, colocar-se no lugar do outro, quebrar a normalidade – virar o mundo do avesso é o mote do Dia ao Contrário.

Pré-escolar assinala Dia Mundial do Puzzle

Pré-escolar assinala Dia Mundial do Puzzle

30 janeiro 2019

A equipa de educadores do Pré-escolar, com o apoio da Direção Pedagógica da valência, organizou na manhã de ontem, dia 29 de janeiro, um torneio dedicado ao puzzle. A iniciativa que teve lugar no Salão Polivalente juntou cerca de 50 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos de idade.

Concessão da Certificação ISO 9001

Concessão da Certificação ISO 9001

30 janeiro 2019

No ano em que se cumprem três décadas sobre a sua fundação, o CER passa a fazer parte do grupo restrito de estabelecimentos escolares certificados no âmbito da Norma NP EN ISO 9001:2015.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.