• Visita de Estudo ao MTC

    Visita de Estudo ao MTC

    Localizado na margem direita do rio Douro, junto à zona histórica da cidade do Porto, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade, o Museu dos Transportes e Comunicações ocupa um dos mais emblemáticos imóveis da Invicta, o edifício histórico da Alfândega Nova. Com o objetivo de dar a conhecer melhor este ex-libris, bem como de divulgar a história dos transportes e dos diferentes meios de comunicação desenvolvidos pelo Homem até ao presente, realiza-se no próximo dia 14 de novembro, durante a manhã, uma visita de estudo a este espaço nobre, destinada aos alunos do 2.º ano do 1.º CEB.

  • Visita de Estudo a Guimarães

    Visita de Estudo a Guimarães

    Procurando complementar os conteúdos trabalhados, no âmbito da área curricular de Estudo do Meio, em contexto de sala de aula, realiza-se no próximo dia 16 de novembro, sexta-feira, uma visita de estudo a Guimarães, aberta aos alunos do 4.º ano do 1.º CEB. Dividida em dois momentos, a visita tomará início no centro histórico da “Cidade Berço”, no período da manhã, onde os mais novos terão a oportunidade de ficar a conhecer melhor o Paço dos Duques de Bragança e o Castelo. Após o almoço, a turma deslocar-se-á às ruínas arqueológicas de Briteiros, prova da existência de um importante povoado primitivo, de origem pré-romana, associado à cultura castreja do Norte Peninsular.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Aferição 2017, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P., no passado dia 4 de outubro. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos obtiveram um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Twitter e no Facebook. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sócio-moral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

Notícias (ver mais)

Alunos aprendem a agir em caso de Sismo

Alunos aprendem a agir em caso de Sismo

06 novembro 2018

Respondendo ao desafio lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, os alunos do 1.º CEB participaram ontem, dia 5 de novembro, em mais um exercício de sensibilização para o risco sísmico, denominado “A Terra Treme”.

Uma Viagem sobre Carris

Uma Viagem sobre Carris

29 outubro 2018

Dando cumprimento ao disposto no Plano Anual de Atividades, os grupos das Salas Friedrich Froebel e Jerome Bruner do Pré-escolar realizaram, na passada sexta-feira, dia 26 de outubro, uma Visita de Estudo ao Museu do Carro Elétrico, instalado na antiga Central Termoelétrica de Massarelos, a qual, até à década de 1940, produziu a energia que alimentava toda a rede de carros elétricos que circulavam na cidade do Porto (e não só).

O Leite é Booom

O Leite é Booom

16 outubro 2018

A valência do 1.º CEB decidiu associar-se, este ano letivo, às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, por intermédio do Programa Pedagógico da Mimosa “O Leite é Booom”, com o objetivo de sublinhar a riqueza nutricional e as características físico-químicas de excelência do leite.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.