• Rastreio de Terapia da Fala

    Rastreio de Terapia da Fala

    Para ajudar a despistar eventuais dificuldades ao nível da fala em crianças em idade Pré-escolar, o CER, através do seu Conselho Pedagógico, e em parceria com a Clínica Discurso Feliz, irá promover um rastreio gratuito, nos próximos dias 11 e 12 deste mês. Não é novidade que alterações na articulação verbal e dificuldades em discriminar auditivamente os diferentes sons podem prejudicar as futuras aprendizagens da leitura e da escrita. Por exemplo, se uma criança diz “zogo” em vez de “jogo” como vai saber que essa palavra se escreve com a letra J e não com um Z? Em suma, o objetivo é avaliar, verificando, ao mesmo tempo, a necessidade de virem ou não a ser acompanhadas em Terapia da Fala.

  • Muito Acima da Média

    Muito Acima da Média

    É com grande satisfação e entusiasmo que o CER dá a conhecer os excelentes resultados dos alunos do 2.º ano de escolaridade nas Provas de Aferição 2017, disponibilizados pelo IAVE – Instituto de Avaliação Educativa I.P., no passado dia 4 de outubro. Num total de 4 provas, duas de natureza performativa e outras tantas de carácter escrito, os nossos alunos obtiveram um desempenho muito acima da média em todas as áreas curriculares, domínios e subdomínios avaliados, em comparação com a Área Metropolitana do Porto e o resto do país. Saiba mais em: Níveis de Ensino/1.º Ciclo do Ensino Básico.

  • Projeto Interdisciplinar

    Projeto Interdisciplinar

    Embora o carácter interdisciplinar seja inerente ao processo educativo, há momentos em que o aprofundamento de conhecimentos carece do desenvolvimento de projetos de estudo e investigação. O Projeto Interdisciplinar, comum às valências do Pré-escolar e 1.º CEB, contempla a escolha de um tema anual para ser trabalhado em grupo, normalmente associado ao Estudo do Meio, área para a qual concorrem conceitos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia ou as Ciências da Natureza. No ano letivo 2018/2019, este projeto tem como tema “O Ensino Experimental das Ciências”, com a finalidade de aumentar os níveis de literacia das crianças nesta área do conhecimento.

  • Filosofia para Crianças

    Filosofia para Crianças

    A Filosofia para Crianças é um projeto pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral, assim como as competências de verbalização do pensamento e os aspetos cruciais da construção da comunicação, como o confronto de ideias, a argumentação e a reflexão em grupo. No CER, as sessões de Filosofia para Crianças têm início no Pré-escolar e prolongam-se até ao final do 1.º CEB e obedecem à metodologia dos “cinco passos”. Cada sessão tem uma duração de 45 ou 60 minutos, de acordo com a idade das crianças, e é dinamizada, semanalmente, por um educador/professor que não o titular de grupo/turma, enquanto facilitador.

  • Clube do Livro

    Clube do Livro

    O Clube do Livro é uma iniciativa pedagógica da responsabilidade do Conselho de Docentes do 1.º CEB, tendo como objetivo central elevar os índices de literacia dos alunos. Destina-se a criar condições para que estes possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida. Paralelamente à promoção da leitura recreativa, visa a análise e tratamento das obras recomendadas pelas Metas Curriculares, nomeadamente as constantes da lista para a “Educação Literária”. O seu impacto será tanto mais significativo, na medida em que for considerado como um desígnio coletivo. Consulte o regulamento na área reservada.

  • Redes Sociais

    Redes Sociais

    A sociedade em que vivemos é, cada vez mais, baseada na informação. Com a popularização da Internet, multiplicam-se os adeptos das novas ferramentas de comunicação. Através das redes sociais é possível partilhar fotos, atualizar notícias, fazer gostos… um sem fim de ações que transformam, diariamente, a forma como nos relacionamos uns com os outros e com o mundo que nos rodeia. Atento à evolução dos tempos, o CER não deixa de marcar presença no Facebook, Twitter e Instagram. Acompanhe-nos e fique a par dos projetos desenvolvidos pelos alunos, em contexto escolar. Os seus comentários e sugestões são sempre bem-vindos!

  • Matrículas

    Matrículas

    O Colégio Espinheira Rio é um estabelecimento de ensino privado, dotado de infraestruturas modernas e de um corpo docente estável, que visa corresponder aos mais elevados padrões de excelência no que diz respeito â formação académica dos seus alunos. O seu Projeto Educativo assenta em modelos pedagógicos orientados para a formação democrática e para o desenvolvimento sociomoral dos seus educandos, assegurando a sua plena participação na gestão do currículo. Se ficou curioso, marque uma visita. Os pedidos de matrícula deverão ser realizados, preferencialmente, por e-mail ou nos Serviços da Secretaria.

  • Há Escolas que são Asas

    Há Escolas que são Asas

    “Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controlo. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo. Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.” (Rubem Alves)

Notícias (ver mais)

ALOHA Mental Arithmetic

ALOHA Mental Arithmetic

05 setembro 2019

No âmbito dos Encontros Iniciais do grupo de finalistas do Pré-escolar e das turmas do 1.º CEB, decorre, a partir da próxima semana, a apresentação do programa educativo ALOHA Mental Arithmetic, cujo objetivo passa por desenvolver o cálculo mental de crianças entre os 5 e os 13 anos de idade.

Abertura do Ano Escolar

Abertura do Ano Escolar

30 agosto 2019

No início de mais um ano escolar, queremos saudar toda a comunidade do CER e, de forma particular, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes as maiores realizações pessoais e académicas nesta nova etapa do seu percurso como cidadãos e discentes.

CER Adere ao Portefólio Digital

CER Adere ao Portefólio Digital

29 agosto 2019

É com grande satisfação que a Direção Técnica da Creche e Pedagógica do Pré-escolar anuncia a parceria formalizada entre o CER e uma das plataformas digitais de maior relevo na área da educação: o ChlidDiary.

UM PROCESSO DE COOPERAÇÃO EDUCATIVA

Em 1989, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER continua a inspirar a sua prática pedagógica nos modelos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes.

Hoje, tal como no passado, acreditamos que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Propondo-se a equipa que connosco colabora construir a formação dos nossos alunos assente num clima de negociação cooperada, vivência democrática e respeito pelas diferenças.

Porque somos uma escola aberta, deixamos-lhe um convite: visite-nos! E poderá constatar aquilo que nenhum site consegue transmitir, o calor humano.

 

Testemunhos

 A nossa melhor publicidade!