Crianças do CER têm um novo amigo

2013-06-03
Crianças do CER têm um novo amigo

Faz parte da vida de qualquer ser humano aprender a conviver e a interpretar sentimentos. As crianças, desde tenra idade, aprendem a olhar o outro e a estabelecer relações. O fruto desses relacionamentos pode manifestar-se através de sentimentos como a alegria, a frustração ou a intolerância. Dizem os pediatras, que a solução para alguns destes conflitos é o animal de estimação.

Há uma primavera em cada vida

2013-05-30
Há uma primavera em cada vida

Depois de um inverno particularmente adverso, com índices de pluviosidade a registar valores pouco comuns para a época, a natureza, vestindo-se de flores das mais variadas cores, dos mais ricos matizes, de intensos e diversos perfumes, anuncia a chegada da primavera. À medida que o tempo passa e os dias tornam-se mais longos e as noites mais curtas, chega ao fim uma era cinzenta e fria e reinstala-se a alegria e o colorido nos jardins, canteiros e vasos do colégio.

Diretamente da horta para a mesa

2013-05-21
Diretamente da horta para a mesa

Poderíamos estar a falar do título de um livro, repleto de imagens apelativas e dicas sobre boa comida e boa vida, no entanto o assunto deste artigo retrata literalmente o que pretendemos noticiar. Como é do conhecimento geral, este ano letivo, a equipa pedagógica, juntamente com os alunos, tem-se dedicado à aprendizagem de técnicas agrícolas e às mais valias das culturas exploradas nas hortas pedagógicas. O tema do atual Projeto Interdisciplinar tem sido o ponto de partida para a abordagem da famosa “Dieta Mediterrânica”, considerada pela Oldways Preservation & Exchange Trust, uma reconhecida organização sem fins lucrativos que realiza estudos sobre ciência nutricional,, como a receita padrão para uma alimentação saudável.

1.ª Edição dos Jogos CER Fronteiras

2013-05-15
1.ª Edição dos Jogos CER Fronteiras

O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. Com a proclamação desta data, a Assembleia Geral da ONU visa entre outros objetivos: destacar a importância da família como núcleo vital na estrutura da sociedade e enfatizar o seu papel na base da educação infantil. No Colégio Espinheira Rio, decidimos reforçar a ligação entre o universo escolar e a realidade familiar com a "reedição" do programa de TV, Jogos Sem Fronteiras. Nesse dia, pais, alunos e docentes tiveram a oportunidade de celebrar a amizade e o convívio entre gerações com os nossos bem originais Jogos CER Fronteiras.

Alterações ao Calendário de Avaliação

2013-05-03
Alterações ao Calendário de Avaliação

Aquando da preparação do Calendário Escolar para o presente ano letivo ainda não se encontrava definido o local de realização do Grande Espetáculo de Fim de Ano, que como sempre, decorre numa sala ou fórum exterior às instalações do colégio. Assim, por motivos alheios à nossa vontade e que se prendem essencialmente com razões de carácter logístico, a equipa pedagógica viu-se na obrigação de recalendarizar o supramencionado espetáculo e por conseguinte a Visita de Estudo a Guimarães. Estas alterações resultaram também na necessidade de proceder a alguns ajustamentos no Plano de Consultas dos Portefólios de Desenvolvimento.