Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência

2019-10-21
Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência

Todas as formas de violência escolar violam o direito fundamental à educação e nenhum país pode atingir uma educação inclusiva e de qualidade se os seus alunos estiverem expostos a atrocidades. Além disso, a violência escolar, onde se enquadra o bullying, pode ainda afetar seriamente a saúde e o bem-estar das crianças, com consequências negativas que podem persistir até à idade adulta. Tendo em conta que a escola reúne um ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, nomeadamente no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, onde os alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar para um relacionamento saudável, o Ministério da Educação decidiu impulsionar um Plano de Prevenção e Combate a este flagelo a nível nacional.

Eu Faço Como Diz o Falco

2019-10-14
Eu Faço Como Diz o Falco

A 18.ª Esquadra da Polícia de Segurança Pública do Porto, através do Programa Escola Segura, na pessoa do agente Paulo Rebanda, realizou esta segunda-feira, dia 14 de outubro, entre as 09h00 e as 11h00, uma ação de sensibilização sobre o tema da “Educação Rodoviária”, destinada ao grupo dos 5 anos do Pré-escolar e às turmas do 1.º CEB.

Hoje é Dia Mundial dos Correios

2019-10-09
Hoje é Dia Mundial dos Correios

Desde o seu aparecimento, os correios têm sido usados como um meio de comunicação entre povos e pessoas de todo o mundo, com o propósito de levar notícias de um lugar para outro e difundir ideias e conhecimentos de outras culturas. Sabe-se, por exemplo, que no século XII a.C. os egípcios já dispunham de um eficiente sistema postal, assegurado por mensageiros que realizavam o percurso entre o remetente e o destinatário a pé, inclusivamente os mais longos, aproveitando para pernoitar nas estações distribuídas ao longo dos “caminhos postais”. O mais antigo documento postal do qual se tem notícia é precisamente um papiro, percursor do papel.

ALOHA Mental Arithmetic

2019-09-05
ALOHA Mental Arithmetic

No âmbito dos Encontros Iniciais do grupo de finalistas do Pré-escolar e das turmas do 1.º CEB, decorre, a partir da próxima semana, a apresentação do programa educativo ALOHA Mental Arithmetic, cujo objetivo passa por desenvolver o cálculo mental de crianças entre os 5 e os 13 anos de idade.

Abertura do Ano Escolar

2019-08-30
Abertura do Ano Escolar

No início de mais um ano escolar, queremos saudar toda a comunidade do CER e, de forma particular, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes as maiores realizações pessoais e académicas nesta nova etapa do seu percurso como cidadãos e discentes.