Abertura do Ano Escolar

2019-08-30
Abertura do Ano Escolar

No início de mais um ano escolar, queremos saudar toda a comunidade do CER e, de forma particular, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes as maiores realizações pessoais e académicas nesta nova etapa do seu percurso como cidadãos e discentes.

Enquanto membros do órgão responsável pela coordenação das ações didático-pedagógicas da instituição, procuraremos incessantemente encontrar os consensos capazes de alcançar os princípios dispostos no nosso ideário, que passam por fazer do colégio um espaço de desenvolvimento integral do ser humano.

Continuaremos, portanto, a fomentar uma cultura de diálogo, de participação, de partilha e de responsabilização de todos, designadamente dos pais, com os quais pretendemos manter uma relação de parceria ou não fosse esse o nosso slogan. Prática que nos permitirá consolidar os excelentes resultados já obtidos!

Por isso, contamos com a vossa cooperação inestimável, na construção dos Homens do futuro e de um estabelecimento de ensino melhor, pautado por relações de confiança, segurança, proximidade e respeito, gerador de soluções apropriadas à comunidade que servimos e competente nas respostas às necessidades e expetativas de cada um.

Mas para que este regresso às aulas decorra com a maior normalidade possível, pedimos que tenham em consideração algumas informações:

Antes do início efetivo do ano letivo, terça-feira, 10 de setembro (consultar calendário M06/6), retomaremos as atividades com a receção às crianças/aos alunos, momento que terá lugar no próximo dia 2. A partir dessa data, o acesso à instituição realizar-se-á de acordo com o seguinte plano normal (consultar planos de acesso M02-03-04/5):

- Salas Jean Piaget, Lev Vygotsky e Maria Montessori – Entrada Nascente;

- Salas Loris Malaguzzi, Célestin Freinet, Ovide Decroly, Jerome Bruner, Friedrich Froebel, Sérgio Niza e Paulo Freire – Entrada Poente.

Embora o acesso dos encarregados de educação às salas de atividades/aulas, por norma, se realize apenas nos dias destinados aos Encontros Iniciais, Reuniões de Avaliação, Aniversários ou outras efemérides previstas no Plano Anual de Atividades (M08/6), as crianças em transição  (Salas Loris Malaguzzi e Célestin Freinet) poderão nesse dia, excecionalmente, aceder às salas (Entrada Nascente). O período de visita decorrerá entre as 08h30 e as 09h30.

Os restantes grupos/turmas mantêm a rotina habitual.

Uma vez que a equipa pedagógica se encontra a ultimar a preparação do novo ano que se avizinha, no período compreendido entre 2 e 9 de setembro, as crianças/os alunos realizam atividades recreativas, sob a orientação de um grupo rotativo de educadores/professores e das auxiliares de educação.

Já no dia 10, os encarregados de educação das crianças/dos alunos das valências do Pré-escolar e 1.º CEB estão autorizados a acompanhar os seus educandos às salas, para participarem numa atividade de boas-vindas, especialmente pensada para o efeito. A atividade desenrolar-se-á entre as 09h00 e as 09h45.

À exceção dos casos previstos nos dias 2 e 10 de setembro, os encarregados de educação devem respeitar as normas constantes nos Plano de Acessos para cada valência, nomeadamente aguardando sempre pela chegada da auxiliar responsável pelo acolhimento/saída, após validarem a entrada com o cartão. Planos que se encontram disponíveis para consulta na área reservada do site, assim como no hall de acesso aos Serviços da Secretaria.

Entretanto, no dia 4, entre as 16h30 e as 18h30, por ocasião do 30.º aniversário do CER, convidam-se todos os interessados a assistir a uma breve cerimónia de homenagem aos cofundadores do colégio, Maria Celeste Leite Teixeira Rodrigues Espinheira Rio e José Manuel Espinheira Rio, no Jardim da Entrada Nascente, onde será descerrada uma placa comemorativa. Cerimónia que será seguida de um convívio repleto de várias surpresas!

Com este primeiro ofício circular, dá-se por inaugurada a nova identidade visual do colégio, sob o mote “30 Anos a Crescer e a Fazer Crescer Por Inteiro”. Resultado de um trabalho desenvolvido em conjunto com a agência Noise - Soluções Gráficas, Web e Social Media Marketing, que contemplará para além dos novos estacionários, um novo site, capacitado para proporcionar uma melhor experiência para o utilizador, através de uma aplicação mobile para Android e iOS.

Entre outras novidades, destaque também para o plano alimentar que, para além dos pratos habituais, passará a contar com a presença de uma refeição semanal vegetariana, confecionada de acordo com as orientações do Ministério da Educação com apoio da Direção-Geral de Saúde (a partir do início do ano letivo).

Consulte o Calendário Escolar em: www.colegioespinheirario.pt/files/files/Calendrio_Escolar_2019_2020.pdf.