Ajudar Quem Mais Precisa

2020-01-13
Ajudar Quem Mais Precisa

Apesar da aparente abundância da sociedade atual, a verdade é que somos quotidianamente confrontados com as mais diversas carências e, por isso, sensibilizados a responder aos inúmeros apelos dos mais desfavorecidos.

Afinal, a solidariedade é um valor ético que a todos compete valorizar, mas que não se ensina, vivencia-se! Por esta razão e porque priorizamos no nosso Ideário e Projeto Educativo a valorização desta dimensão cívica, o Conselho de Docentes promoveu nesta última quadra natalícia uma campanha solidária junto da comunidade escolar, incentivando à doação de artigos de higiene, designadamente fraldas, toalhitas, cremes e soro fisiológico.

Como comunicado na ocasião, os bens recolhidos tiveram como destino a Casa do Kastelo - Associação No Meio do Nada, sedeada na freguesia matosinhense de São Mamede de Infesta, que tem como objetivo proporcionar um entorno mais acolhedor a crianças e jovens dos 0 aos 18 anos, através da implementação de uma Unidade “Familiar” de Cuidados Continuados e Paliativos, destinada a utentes com patologia crónica.

Um projeto pioneiro em Portugal, que tenta responder a todos aqueles que, por alguma razão, continuam a não ver respondidas as suas necessidades médicas pelo Serviço Nacional de Saúde, ficando muitas vezes esquecidos e internados por longos períodos nos Serviços de Pediatria.

Hoje, dia 13 de janeiro, os alunos da turma do 3.º ano do 1.º CEB, bem como os seus professores, tiveram a nobre missão de representar o colégio na cerimónia de entrega dos 250 kg de bens recolhidos, iniciativa que teve lugar nas instalações daquela instituição, pelas 14h00, e que contou com a presença da Chefe dos Serviços Administrativos, Dr.ª Catarina Martins, em substituição da Diretora Teresa Fraga.

Após as fotografias da praxe, tiradas para memória futura, junto de uma das torres de menagem daquele “castelo”, alunos e professores foram abandonando as instalações e tomando os seus lugares na camioneta com o sentido de dever cumprido.

Porque há associações que trabalham durante 365 dias por ano para que o espírito natalício chegue a todos, aguardamos ansiosamente pelo próximo mês de dezembro para dar a conhecer a instituição escolhida pelo CER para 2020.

Fotografias: