ALOHA Mental Arithmetic

2019-09-05
ALOHA Mental Arithmetic

No âmbito dos Encontros Iniciais do grupo de finalistas do Pré-escolar e das turmas do 1.º CEB, decorre, a partir da próxima semana, a apresentação do programa educativo ALOHA Mental Arithmetic, cujo objetivo passa por desenvolver o cálculo mental de crianças entre os 5 e os 13 anos de idade.

Este programa, originário da Malásia, conta atualmente com mais de 250 mil alunos em todo o mundo, tendo-se expandido, ao longo das últimas décadas, a mais de 25 países dos 5 continentes, incluindo Portugal.

Um dos aspetos mais relevantes do ALOHA Mental Arithmetic é o seu carácter lúdico e interativo, segundo o qual as crianças aprendem enquanto se divertem, graças a uma metodologia didática na qual o jogo tem um papel muito importante. Jogo esse, baseado em três ferramentas-chave: o cálculo com ábaco soroban, a aritmética mental e os desafios didáticos.

Segundo estudos recentes, as crianças/os alunos inscritos no programa ALOHA Mental Arithmetic tendem a melhorar substancialmente o seu rendimento académico, desenvolvendo, entre outras competências, capacidades como a atenção e concentração, a memória fotográfica, a orientação espacial, o controlo dos aspetos não verbais da comunicação e a intuição.

Os benefícios do programa geralmente poderão observar-se após os primeiros seis meses de aulas, sendo transversais às restantes áreas de conteúdo/curriculares e não apenas à Matemática.

Mais se informa que a apresentação do referido programa estará a cargo do Prof. Pedro Filipe Soares Gregório, formado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Vídeo: