CER Dá Início a Aulas por Vídeo Conferência

2020-03-27
CER Dá Início a Aulas por Vídeo Conferência

Na sequência do comunicado respeitante ao balanço da 1.ª semana de ensino à distância através do aplicativo multiplataforma Google Classroom, o Diretor Pedagógico do 1.º CEB resolveu estender aos alunos e respetivas famílias os seus mais sinceros votos de agradecimento que, na ocasião, enquanto membro do Conselho Pedagógico, dirigiu aos professores das diversas áreas curriculares e que permitiu o sucesso da sua implementação.

Não obstante, e antecipando o mais que provável adiamento do reinício das atividades letivas do 3.º Período, previsto para 14 de abril, e no âmbito do estabelecido pelo colégio no Plano C para dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem em curso e ao cumprimento do currículo, decidiu, em concordância com o Conselho de Docentes da valência, antecipar a estreia da utilização do sistema integrado de web conference Zoom, com a realização de um Conselho Semanal de Cooperação virtual, nesta 6.ª feira, dia 27, entre as 16h00 e as 16h40.

Para quem ainda desconhece a plataforma, informe-se que o Zoom é serviço de vídeo e áudio conferência online, destinado a todos aqueles que necessitam manter contacto sem que a distância seja um impedimento. O Zoom funciona diretamente desde o navegador, mas também através das apps para iPhone/iPad e Android, servindo nesta instância de complemento ao atual Google Classroom.

Através desta plataforma, pretende-se facilitar a introdução dos novos conteúdos programáticos que se avizinham e repor ao mesmo tempo o contacto social entre docentes, discentes e pares. Este conselho funcionou, portanto, como um teste para a sua futura aplicação diária, que também será alargada à Creche e ao Pré-escolar.

Para acederem à videoconferência através do Zoom, os alunos recebem, momentos antes da chamada, um link no e-mail criado para o Google Classroom, bastando clicar no mesmo e seguir as instruções.

Saiba mais sobre este sistema no vídeo que se segue: