Notícias

Colaboradores Testam Negativo à COVID-2019

2020-05-16
Colaboradores Testam Negativo à COVID-2019

Todo o corpo docente e não docente do CER destacado para a 1.ª fase de retoma das atividades presenciais testou negativo à COVID-2019, anunciou, este sábado, a Direção Administrativa do estabelecimento.

 

Todo o corpo docente e não docente do CER destacado para a 1.ª fase de retoma das atividades presenciais testou negativo à COVID-2019, anunciou, este sábado, a Direção Administrativa do estabelecimento.

 

A operação teve lugar no centro de rastreio instalado no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade, no Porto, entre os dias 14 e 15 de maio, com recurso à colheita nasofaríngea por zaragatoa/PCR, em modelo de “Drive Thru”, ou seja, “através de carro”.

 

Os resultados obtidos atestam os elementos integrantes da equipa para o exercício das suas funções, com vista a reabertura da valência da Creche já na próxima segunda-feira, dia 18, permitindo assim ao colégio cumprir o calendário de desconfinamento definido pela tutela.

 

Recorde-se que este centro de rastreio, em funcionamento desde o passado mês de março, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) e a Unilabs, de forma a aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais.

 

No local, estão instaladas duas tendas nas quais se encontram os materiais necessários à realização destes testes de diagnóstico ao novo coronavírus, tendo sido montado um circuito para os carros que se deslocam àquela unidade e cuja entrada é controlada por elementos da Polícia Municipal. A recolha é feita dentro do veículo, sendo as amostras depois transportadas numa mala refrigerada, semelhante a uma geleira, por um funcionário do laboratório de análises clínicas.

 

Este modelo, pioneiro em Portugal, permite, em pouco mais de 24 horas, conhecer resultados e enviá-los diretamente ao paciente e às autoridades de saúde pública, via e-mail ou smartphone.

 

O rastreio dos restantes colaboradores decorrerá no Centro de Saúde de Ramalde, também na Cidade Invicta, a 26 do corrente, isto é, antes da reabertura do Pré-escolar, programada para 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

 

O número de infetados pelo novo coronavírus no nosso país é agora de 28 810, mais 227 do que os contabilizados na sexta-feira, comunicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), o que representa uma ligeira descida em relação a ontem.

 

De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica, divulgado hoje às 12h30, há 2 940 casos suspeitos que aguardam resultado laboratorial e mais 494 casos recuperados.

 

O novo coronavírus responsável pela pandemia da COVID-2019 foi detetado em dezembro, na China, e já chegou a 188 territórios em todo o mundo.

 

Fotografias:

 

        


Voltar »