Dá a Tua Energia pelo Planeta

2020-01-17
Dá a Tua Energia pelo Planeta

Para cumprir a sua missão social, a Fundação GALP, complementarmente ao lançamento de outras iniciativas, promove nos estabelecimentos dos Ensinos Básico e Secundário, através do seu Movimento Educativo “Dá a Tua Energia pelo Planeta”, o desenvolvimento sustentável.

A partir de ações de formação, envolvendo alunos e professores, as escolas têm a oportunidade de desenvolver ideias, projetos e atividades e implementar ações que contribuam para promover a mudança nas suas comunidades, tendo por enquadramento os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.

No trabalho específico com o 1.º CEB, os voluntários abordam diferentes temas, como por exemplo: as fontes de energia, a mobilidade sustentável, a transição energética, o consumo e a proteção dos recursos naturais, recorrendo a desafios que potenciam o envolvimento com o meio envolvente, a partilha de ideias e o desenvolvimento de atividades relacionadas com os desafios da energia e da sustentabilidade.

Com este propósito, e a convite da Direção Pedagógica da valência, o CER recebeu esta manhã, dia 17 de janeiro, entre as 09h00 e as 10h30, a visita do voluntário Tiago Dias, para a abordagem destas temáticas de forma prática, tendo por base as orientações da Direção-Geral da Educação e da Agência Portuguesa do Ambiente para as escolas.

Durante a ação, foi possível perceber que o sucesso da implementação da Estratégia Nacional de Educação Ambiental está intrinsecamente ligado à cultura de cada escola e às oportunidades dadas aos alunos para se envolverem na tomada de decisões, nomeadamente nas que os afetam, de modo a incentivá-los para a resolução de desafios da vida real e das problemáticas da sua comunidade local, indo para além da sala de aula e da própria escola, sempre tendo em consideração as implicações das suas decisões e ações, tanto para o seu futuro individual como coletivo.

Antes de dar por encerrada a ação, houve ainda tempo de dar a conhecer o GALP Energy Bootcamp, um evento que junta, anualmente, mais de 200 alunos e professores da comunidade escolar portuguesa que participam no Movimento Educativo referido anteriormente e lhes dá palco para apresentarem as suas ideias mais sustentáveis. Sublinhe-se que através do GALP Energy Bootcamp as equipas vencedoras recebem financiamento para implementar os seus projetos, podendo ser distinguidos em três categorias: Energia e Consumo Sustentável, Proteger a Vida Marinha e Transformação Digital.

Saiba mais sobre esta sessão em particular em: https://www.fundacaogalp.com/pt/educacao-e-conhecimento/movimento-educativo-galp.

Fotografias: