Encerramento do Ano Escolar

2019-08-02
Encerramento do Ano Escolar

Antes de darmos por finalizado mais um ano escolar, queremos saudar toda a comunidade do CER e, de forma especial, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes umas férias retemperadoras.

Este foi, sem dúvida, um ano intenso, marcado por alegrias e vitórias, por conquistas e realizações e um sem número de dinâmicas que nos tornaram mais aptos para superar os desafios do futuro. Saliente-se, por exemplo, a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade concedida pela AENOR, Associação Espanhola de Normalização e Certificação, em janeiro último.

Em 2019/2020, continuaremos empenhados em servir todos os que confiam em nós, através da busca incessante de consensos capazes de promover uma escola que se quer de qualidade e excelência.

Temos consciência que estamos sempre a aprender e que os desafios se renovam diária e continuamente, exigindo de todos uma postura aberta e colaborante. Portanto, no próximo ano, podem continuar a contar com uma Direção Administrativa e Pedagógica rigorosa, porém próxima, mas sobretudo orientada por um ideário comum que veicule coerência, estabilidade, segurança e uma cultura de diálogo e respeito.

Embora enquanto escola baseemos a nossa intervenção nos princípios da coletividade e da igualdade, procuraremos atender, como sempre, às necessidades e expectativas de cada um, dando corpo às metodologias que norteiam a nossa prática pedagógica.

Parafraseando o nosso mote para o 30.º aniversário, que se assinala no próximo dia 4 de setembro, prometemos continuar “A Crescer e a Fazer Crescer Por Inteiro”.

Por último, mas não menos importantes, as novidades! Sabemos que ouvir e entender a nossa comunidade escolar, nomeadamente as famílias, gera satisfação e fidelidade, daí a importância da reflexão e do balanço. Comprometidos, desde sempre, com uma política de melhoria constante, aproveitamos para reforçar que a Gestão de Aprovisionamento e Património se encontra, neste momento, a realizar obras de beneficiação na Sala Friedrich Froebel e na casa de banho anexa, no piso -1. Com esta intervenção, fica concluído o plano de melhoramento de todas as salas do colégio, iniciado há dois anos.

Dando resposta às sugestões dos encarregados de educação e acompanhando o crescimento do n.º de crianças e alunos, está em avaliação a reabilitação do recreio, que, se aprovado, passará a contar com unidades de trilho inspiradas na Natureza que podem ser combinadas de várias formas para criar uma pista de jogo sob medida. Intitulado de Natural Play, pelas suas formas orgânicas e tons terrosos, o novo design prevê um projeto de baixo impacto visual, complementado por um espaço verde, até ver único no estabelecimento de ensino da cidade do Porto. Aliás, esta iniciativa surge no novo Projeto Educativo como resposta a um dos 10 princípios previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Ministério da Educação, e que tem a ver com o “Bem-estar, Saúde e Ambiente”. Ação que no CER será batizada com o título “Libertem as Crianças!”, em homenagem a Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

No plano alimentar, para além dos pratos habituais, a ementa do próximo ano letivo passará a contar com a presença de uma refeição semanal vegetariana, de acordo com o feedback dos encarregados de educação no último questionário de satisfação e das orientações do Ministério da Educação com apoio da Direção-Geral de Saúde.

Finalmente, no âmbito pedagógico, destaque-se a introdução do portefólio digital (Child Diary), com o qual a Direção Técnica da Creche e Pedagógica do Pré-escolar conta simplificar a documentação e agilizar a comunicação com as famílias, substituindo em definitivo a versão em papel. Já no 1.º CEB, depois do sucesso do Método das 28 Palavras, na área curricular do Português, as atenções voltam-se para a Matemática, com o reforço da Abordagem CPA (Concreto-Pictórico-Abstrato), ou seja, do Método de Singapura.

Pese embora estarmos numa fase de planificação, podemos desvendar, ainda, que o tema do nosso Projeto Interdisciplinar para o próximo ano letivo será “Porto à Vista”, que terá como finalidade dar a conhecer o património material e imaterial da nossa cidade e que vale a pena estudar.

Para os mais ansiosos, informe-se também que já se encontra disponível, no “Menu Agenda” do site, o Calendário Escolar 2019/2020, com arranque oficial a 10 de setembro.

Acreditem que novidades não faltarão!

Mas enquanto setembro não chega, é tempo de gozar as férias, relaxar, tomar banhos de sol e dar uns valentes mergulhos na praia.

Assim, aproveitamos o ensejo para desejar umas boas férias a todos, entenda-se crianças, alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação e respetivas famílias.

Até breve,

Os membros do Conselho Pedagógico:

Educ.ª Renata Espinheira Rio (Diretora Técnica da Creche/Pedagógica do Pré-escolar)

Prof. José Augusto Castro (Diretor Pedagógico do 1.º CEB)