Notícias

Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus

2020-03-26
Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus

A Betweien, uma spin-off educacional da Universidade do Minho, acaba de lançar o livro digital “Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus”, para ajudar os mais novos a agir face à atual pandemia.

 

A Betweien, uma spin-off educacional da Universidade do Minho, acaba de lançar o livro digital “Guerreiros da Saúde Contra o Coronavírus”, para ajudar os mais novos a agir face à atual pandemia.

 

A edição é gratuita e pode ser descarregada em www.betweien.com. Esta publicação infantil foi concebida num "tempo recorde" de 48 horas, desde textos, ilustrações, paginação, correções e verificação científica dos conteúdos.

 

ebook explica de forma descomplicada o novo vírus de impacto mundial, de que forma podemos combatê-lo e como as crianças podem desfrutar do tempo em casa com a família, nesta época marcada pela incerteza e longe da escola. Abordam-se regras como lavar as mãos no tempo de uma canção, tossir e espirrar para o braço, acenar em vez de beijar, evitar maçanetas ou corrimões e adiar deslocações.

 

"Sou um vírus superstar, veloz como a chita, salto de mãos em mãos descuidadas, ponho muita gente aflita", lê-se. No final, as crianças “guerreiras” querem unir-se para vencer o desafio: “O principal é continuar a acreditar que todos vão ficar bem”. A obra didática quer contribuir para manter os mais novos informados, dotá-los com as ferramentas certas para atuarem e, por outro lado, afirma a responsabilidade social da Betweien.

 

A Betweien nasceu em 2011, em Braga, e é liderada por Narciso Moreira, licenciado e mestre em Educação pela UMinho. A equipa – que inclui outros profissionais diplomados pela UMinho – aposta na inovação educativa, nomeadamente através de livros, cujos conteúdos podem aliar músicas, teatro, performances e debates em escolas e instituições de todo o país.

 

Este projeto tem sensibilizado para vários temas e com parcerias de cantores, atores e youtubers, como títulos como "Deixa o Bullying Só" (João Só), "O Planeta Limpo" (Filipe Pinto), “Mariana num Mundo Igual” (Mariana Monteiro), “Diogo Piçarra em Pessoa" (Diogo Piçarra), “Rita e a Floresta dos Legumes” (Rita Redshoes), "Livres e Iguais” (Carlão), "Viagem para a Amizade" (Susana Félix), "Amar-te e Respeitar-te" (Jimmy P), "Na Onda do Pedro" (Pedro Sousa), "O Mistério das Profissões" (Pedro Gonçalves), "A Terra da Mentemática" (MathGurl), "Memória por Isaura" (Isaura), "Não te Enredes na Rede" (Fernando Daniel) e "Desafiar Estereótipos" (Ana Bacalhau).

 

A Betweien assume-se ainda como a única empresa portuguesa que promove o empreendedorismo júnior no ensino básico e secundário do país; um dos seus livros nesse âmbito, “Senhor empreendedorismo”, teve até edição angolana, destaque na “Forbes Brasil” e foi convertido em videojogo.


Voltar »