Mensagem de Final de Ano Letivo

2017-07-28
Mensagem de Final de Ano Letivo

Antes de darmos por finalizado mais um ano letivo, queremos saudar toda a comunidade escolar e, de forma especial, todas as crianças e alunos do colégio, desejando-lhes umas férias retemperadoras.

Este foi, sem dúvida, um ano intenso, marcado por alegrias e vitórias, por conquistas e realizações e um sem número de dinâmicas que nos tornaram mais aptos para superar os desafios do futuro.

Em 2017/2018, continuaremos empenhados em servir todos os que confiaram em nós, através da busca incessante de consensos capazes de promover uma escola que se quer de qualidade e excelência.

Temos consciência que estamos sempre a aprender e que os desafios se renovam diária e continuamente, exigindo de todos uma postura aberta e colaborante. Por isso, no próximo ano, podem continuar a contar com uma Direção rigorosa, porém próxima, mas sobretudo orientada por um ideário comum que veicule coerência, estabilidade, segurança e uma cultura de diálogo e respeito.

Embora enquanto escola baseemos a nossa intervenção nos princípios da coletividade e da igualdade, procuraremos atender, como sempre, às necessidades e expectativas de cada um, dando corpo às metodologias que norteiam a nossa prática pedagógica.

Parafraseando o nosso mote: “Juntos por uma educação participada aprenderemos a ser, a fazer, a conhecer e a viver com amor.”

Por último, mas não menos importantes, as novidades! Sabemos que ouvir e entender a nossa comunidade escolar, nomeadamente as famílias, gera satisfação e fidelidade, daí a importância da reflexão e do balanço. Comprometidos, desde sempre, com uma política de melhoria constante, aproveitamos para informar que a Direção se encontra, neste momento, a realizar obras de beneficiação nas salas de aula, cozinha e refeitórios, dando resposta às sugestões dos encarregados de educação e acompanhando o crescimento das valências da Creche, Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (que em setembro contará com mais uma turma).

No plano institucional, para além do horário de atendimento dos docentes, os encarregados de educação passarão a contar com a possibilidade de reunir com as Direções Pedagógicas mensalmente, não obstante os encontros ocasionais e pedidos de marcação prévia.

Finalmente, no âmbito pedagógico, pese embora estarmos numa fase de planificação, podemos desvendar que o tema do nosso Projeto Educativo para o próximo triénio debruçar-se-á sobre importância da formação humana e integral no desenvolvimento das crianças e alunos, já o Projeto Interdisciplinar sobre o ensino experimental das ciências.

Mas enquanto setembro não chega, é tempo de gozar as férias, relaxar, tomar banhos de sol e dar uns valentes mergulhos na praia.

A todos, entenda-se crianças, alunos, pessoal docente e não docente, encarregados de educação e respetivas famílias, votos de umas boas férias!

Os membros do Conselho Pedagógico:

Ed. Renata Espinheira Rio (Diretora Técnica da Creche/Pedagógica do Pré-escolar)

Prof. José Augusto Castro (Diretor Pedagógico do 1.º Ciclo do Ensino Básico)