Simulacro de Incêndio e Evacuação

2019-10-23
Simulacro de Incêndio e Evacuação

Com o objetivo de testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno, o CER realizou esta quarta-feira, dia 23 de outubro, pelas 11h00, um Simulacro de Incêndio e Evacuação.

O exercício teve início com o “deflagrar de um foco de incêndio” no Centro de Recursos, no piso 2, provocado por um curto-circuito na instalação elétrica de um de um dos computadores, situação que, como previsto, despoletou o acionamento do protocolo de segurança estabelecido para estes casos, designadamente a intervenção dos meios internos de socorro e a evacuação parcial do edifício.

Para além de aferir a adequabilidade dos meios e infraestruturas existentes, nomeadamente dos canais de alarme e comunicação, o simulacro teve ainda como objetivos treinar a resposta dos intervenientes em termos de reação e rapidez e o manuseamento dos equipamentos de primeira intervenção, tais como os extintores.

O exercício contou com a participação da equipa de colaboradores do colégio, das crianças dos 4 e 5 anos do Pré-escolar, dos alunos do 1.º CEB e da SACERTI Consultores, empresa de consultadoria especializada na área da qualidade e segurança.

Para os envolvidos, este foi um momento de formação e uma oportunidade de verificação e melhoria dos processos e circuitos idealizados, tendo o balanço sido considerado bastante positivo.

Como “manda o protocolo”, durante a realização do exercício não foi permitida a entrada nem a saída de pessoas do colégio. Desde já, o nosso muito obrigado a toda a comunidade escolar pelo seu inestimável contributo!

Fotografias: