Vídeos

 

25 anos │ 1989-2014

vinte e cinco anos, concretizava-se o sonho de abrir uma escola centrada na criança e com o objetivo de promover o seu desenvolvimento saudável, harmonioso e integral, através de uma filosofia de ensino muito própria. Materializava-se, assim, a visão de uma mulher empreendedora por natureza e educadora de coração.

 

Convicta de que o mundo inteiro que crescia dentro de si era o bastante para desafiar com coragem e segurança o modelo tradicional de escola, prometeu, desde então, combater o paradigma educacional que se esgota na formalidade do processo educativo.

 

Mais de duas décadas volvidas, continuamos a acreditar que ensinar é algo mais complexo do que apenas transmitir conhecimentos. Tal como no passado, hoje, o CER propõe-se construir, através da ação dos seus professores e da equipa que com eles colabora, a formação dos seus alunos assente num clima de negociação cooperada, assegurando, ao mesmo tempo, a sua co-responsabilização pelo planeamento e concretização das mais diversas atividades e projetos.

 

Comprometido, desde sempre, com a qualidade da sua intervenção, o CER, continua a inspirar a sua prática nos modelos pedagógicos sócio-construtivistas, nomeadamente nos princípios do Movimento da Escola Moderna, reconhecendo nos seus alunos um conjunto de seres ativos e colaborantes, protagonistas do seu próprio destino.

 

Tendo já formado centenas de crianças na área da Creche e da Educação Pré-escolar, o CER, continua a inovar e aposta este ano na abertura de uma nova valência, o 1.º Ciclo do Ensino Básico. É com a mesma expectativa de antes, mas com saberes redobrados, que a sua equipa de profissionais promete aliar as competências sociais e humanas que a caraterizam com o exercício de um ensino de excelência.

 

Porque juntos aprendemos a ser, a fazer, a conhecer e a viver com amor, no CER pensamos a realidade como um todo e procuramos desenvolver uma cultura integradora, na qual os encarregados de educação e as respetivas famílias são elementos fundamentais e estruturantes.

 

Agora, vinte cinco anos depois, orgulhosos do passado que nos trouxe aqui, encaramos com confiança e de mãos dadas o futuro que há de vir.

 

CER, por uma Educação Participada!